Definições
Aprenda como jogar Truco com as Regras do Jogo.
- Partida
- Jogo valendo pontos obtidas nas "mãos"
- Mão
- fração da partida que vale 1 ponto (tento) e pode ter seu valor aumentado para 3, 6, 9 e 12; as mãos são disputadas no modo "melhor de 3 rodadas"
- Rodada
- fração da mão, é nas rodadas que os jogadores mostram uma carta
- Vira
- carta que é virada para definir as 4 manilhas da mão
- Manilhas
- as quatro maiores cartas do jogo, são decisivas e não podem ser empatadas
- Zap, Gato ou Zorro
- a maior carta do jogo e seu naipe sempre será Paus; também chamado "7 de paus"
- Copa, Copilha ou Copeta
- segunda maior e seu naipe sempre será Copas; também chamado "7 de copas"
- Espada ou Espadilha
- terceira maior e seu naipe sempre será Espadas; também chamado "7 de espadas"
- Ouros, Pica-Fumo, Bebinho ou Mole
- quarta maior e seu naipe sempre será Ouros; também chamado "7 de ouros"
- Truco, Três Tento
- proposta inicial para subir o valor da mão para 3 pontos
- Seis, Meio-Pau, Meia-Vara, Meio-Saco
- proposta para subir o valor da mão para 6 pontos
- Nove, Nove Tento
- proposta para subir o valor da mão para 9 pontos
- Doze ou Queda
- proposta para subir o valor da mão para 12 pontos
- Empatar, Embuchar, Cangar, Melar
- quando, numa determinada rodada, a maior carta de cada dupla é do mesmo valor (exceto manilhas)
- Carta coberta (esconder)
- carta que não vale nada, é jogada com a face para baixo; opção disponível somente na 2ª ou na 3ª rodada
- Mão-de-Onze
- quando uma dupla faz 11 pontos na partida
- Mão-de-Ferro (Escura)
- quando as duas duplas fazem 11 pontos na partida
Vídeos
Para conhecer melhor o visual do jogo e aprender como jogar no Mega, assista aos nossos vídeos demonstrando como trucar, pedir seis, jogar as cartas na mesa, escondê-las, passar sinais para seu companheiro e demais ações.
O aparelho utilizado nos vídeos é um smartphone Android, porém, a jogabilidade permanece a mesma nos dispositivos que rodam o iOS, como por exemplo, iPhone, iPad e iPod Touch.
Sinais de Truco
Os quatro sinais faciais disponíveis no MegaJogos são sempre os mesmos, mas a relação entre o sinal com as manilhas muda a cada rodada.
Ou seja, mostrar a língua pode significar que você tem o zap ou gato numa rodada e, na próxima, pode significar uma espadilha ou espadas.
Siga sempre o gráfico que aparece no canto inferior direito na aplicação para Windows, Mac, Linux e no canto inferior esquerdo no iOS, Android e Facebook.
Todos os jogadores vêem os sinais que são trocados pelas duplas, mas só os parceiros sabem o que cada um representa. Estes podem ser enviados a qualquer momento do jogo, portanto, sinalize suas jogadas à vontade!
Quer saber como são os sinais facias usados nos jogos da vida real?
Acesse o blog oficial do Mega e aprenda os Sinais do Truco mais usados entre os jogadores deste carteado em jogos presenciais.
História do Truco
A origem do jogo é incerta, mas acredita-se que tenha nascido na Inglaterra do século XVII e caiu em desuso durante muitas décadas.
Ressurgiu na França como 'Truc', que significa 'truque' em francês, e se espalhou também na Espanha, onde recebeu o nome 'truco', de mesmo significado.
Outras palavras presentes no jogo, como 'manilha' (de origem espanhola), 'zape' (italiana) e 'espadilha' (portuguesa) contribuem para esta incerteza.
Anos mais tarde, o carteado chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e os imigrantes italianos e espanhóis que, durante o Ciclo do Ouro,
fervilhavam nas cidades de Minas Gerais, e se tornou a atividade de lazer favorita dos tropeiros à época.
Alguns estudiosos especulam que já se jogava na Bahia, muito antes da imigração européia. A jogatina teria sido trazido pelos primeiros degredados.
Ainda outra versão indica que teria sido trazido pela corte de D. João VI.
Fato é que, foi tão bem recebido pelos brasileiros que, através dos tempos, mantém-se um dos passatempos mais populares no País,
e ganhou modalidades regionais, como o Truco Paulista, o Truco Mineiro e o Truco Gaudério.
O Gaudério, também conhecido como Truco Cego ou Gaúcho, utiliza um baralho espanhol, bastante popular na Argentina e na região sul do Brasil - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Acesse a página do jogo na wikipedia para mais curiosidades.
Reconhecido por seu dom de aproximar pessoas, você pode se divertir jogando online na net do MegaJogos e ainda fazer novos amigos!
Esporte e Lazer!
Em São Paulo, a Federação Paulista de Truco (FPT) representa cerca de 4 milhões de truqueiros e no Brasil esse número ultrapassa os 20 milhões de jogadores.
O amor é tanto que o jogo entrou para o calendário oficial do Estado: todo segundo domingo do mês de Julho comemora-se o Dia do Truco (Lei nº 5.285 de 08 de setembro de 1986).
Existem 8 Federações em todo o Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Brasília.
Escolha a melhor variação
Regras |
Regras do Paulista |
Regras do Mineiro |
Regras do Gaudério |
Número de jogadores |
4 (em duplas) |
4 (em duplas) |
4 (em duplas) |
Tipo de baralho |
Tradicional de 52 cartas |
Tradicional de 52 cartas |
Espanhol de 40 cartas |
Cartas excluídas |
Curingas, 8, 9 e 10 de todos os naipes |
Curingas, 8, 9 e 10 de todos os naipes |
Curingas, 8, 9 de todos os naipes |
Distribuição das Cartas |
3 para cada jogador |
3 para cada jogador |
3 para cada jogador |
Objetivo |
12 pontos |
12 pontos |
24 pontos |
Mão |
2 a 3 rodadas = 1 ponto |
2 a 3 rodadas = 2 pontos |
2 a 3 rodadas = 1 ponto |
Aumento da pontuação da mão |
3, 6, 9, 12 |
4, 6, 10, 12 |
- Truco =
- 2 pontos
- Retruco =
- 3 pontos
- Vale 4 =
- 4 pontos
|
Vira |
A carta que é virada para definir as manilhas da mão |
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Manilhas |
Todas as cartas um ponto acima da 'vira', segue exemplo:
Vira: rei de ouros
Manilhas: (maior → menor)
- Ás de paus
- Ás de copas
- Ás de espadas
- Ás de ouros
|
Fixas: (maior → menor)
- 4 de paus
- 7 de copas
- Ás de espadas
- 7 de ouros
|
Fixas: (maior → menor)
- Ás de espadas
- Ás de paus
- 7 de espadas
- 7 de ouros
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Ordem dos naipes das manilhas |
(maior → menor)
- Paus
- Copas
- Espadas
- Ouros
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Ordem das cartas |
(maior → menor)
- Manilhas
- 3
- 2
- A
- K
- Q
- J
- 7
- 6
- 5
- 4
|
(maior → menor)
- Manilhas
- 3
- 2
- A
- K
- Q
- J
- 7
- 6
- 5
- 4
|
(maior → menor)
- Manilhas
- 3
- 2
- 1 de copas
- 1 de ouros
- 12 (Reis)
- 11 (Cavalos)
- 10 (Valetes)
- 7 de paus e 7 de copas
- 6
- 5
- 4
|
Carta coberta (esconder) |
Não vale nada |
Não vale nada |
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