Descrição
O jogo de Stratego tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.
- Jogadores - 2.
- Peças - 80 peças, 40 azuis e 40 vermelhas. Sendo que ambas as cores possuem:
- 1 Marechal(10);
- 1 General(9);
- 2 Coronéis(8);
- 3 Majores(7);
- 4 Capitães(6);
- 4 Tenentes(5);
- 4 Sargentos(4);
- 5 Desarmadoras(3);
- 8 Soldados(2);
- 1 Espiã(1);
- 6 Bombas(Imóvel);
- 1 Bandeira(Imóvel);
- Tabuleiro - Tabuleiro de 100 casas, com 2 lagos de 4 casas no centro.
- Objetivo - Capturar a bandeira adversária ou deixar o oponente sem movimentos válidos.
O jogo acontece em turnos, alternados entre os dois jogadores. Em cada turno o jogador deve mover uma peça ou atacar uma peça adversária
Formação Inicial
Antes do início da partida, cada jogador deve escolher a formação do seu exército, distribuindo as peças como desejar nas 4 linhas inferiores do tabuleiro.
Regras de Movimentação
- As peças se movem uma casa por vez, horizontalmente ou verticalmente. (Exceção: Soldado)
- Nenhuma peça pode se mover na diagonal, pular sobre outras peças, nem se mover para um espaço já ocupado por outra peça.
- Não é permitido pular sobre os lagos, nem se mover dentro dele.
- Somente uma peça pode se mover em cada turno.
- O Soldado(2) pode andar quantas casas livres quiser, na horizontal ou na vertical. Ele também pode andar e atacar no mesmo turno.
- Uma peça não pode se mover mais do que 5 vezes, sem parar, entre 2 casas.
Regras de Ataque
- Quando uma peça sua e uma de seu adversário estão encostadas, horizontalmente ou verticalmente, elas estão em posição de ataque.
- A peça com o valor menor é capturada e removida do tabuleiro. Se a peça vencedora foi a atacante, então ela se move para a posição da peça capturada. Se a peça vencedora foi a atacada, ela fica na posição que está.
- Quando duas peças de mesmo valor se atacam, as duas são removidas do tabuleiro.
- O ataque é sempre opcional.
Regras Especiais de Ataque
- Bomba e Desarmadora(3): Todas as peças que atacam uma bomba, são removidas do tabuleiro. Exceto a desarmadora, que desarma e captura a bomba.
- Marechal(10) e Espiã(1): O Marechal ganha de todas as outras peças de valor menor, só pode ser capturado se for atacado pela Espiã. Caso o Marechal ataque a Espiã primeiro, ele vence.