Descrição
O jogo de sinuca brasileira da Megajogos é uma simulação tridimensional de uma das modalidades de bilhar mais difundidas no Brasil. É um jogo para dois jogadores.
- Jogadores - 2
- Mesa - Mesa oficial de 6 caçapas
- Bolas - Uma bola branca ("tacadeira"), 7 bolas sólidas
- Objetivo - Ganhar o jogo por número de pontos.
Controles do Jogo
Segue uma lista de todos os controles do jogo:
- Ctrl - Segure para dar uma tacada
- Shift - Segure para mover o mouse mais lentamente
- Botão esquerdo do mouse - Na hora de dar a tacada, segure para escolher o ponto da bola onde o taco irá atingir. Na hora de posicionar a bola, segure para arrastá-la.
- Botão direito do mouse - Ajusta o ângulo do taco com a mesa
- Roda do mouse - Ajusta o ângulo da câmera livre
- Botão do meio do mouse - Ajusta o ângulo da câmera livre
- F1 - Ativa ou desativa a ajuda
- F2 - Mostra a sala
- F3 - Muda o tamanho do chat
- F5 - Troca para a câmera livre (padrão)
- F6 - Troca para a câmera superior (vista de cima da mesa)
- F7 - Troca para as câmeras dos cantos da mesa. Pressione repetidamente para circular entre os diferentes cantos
- Esc - Abre o menu do jogo
Entenda o que é a bola da vez
As bolas são numeradas na seguinte ordem:
- Bola número 1: vermelha
- Bola número 2: amarela
- Bola número 3: verde
- Bola número 4: marrom
- Bola número 5: azul
- Bola número 6: rosa
- Bola número 7: preta
A bola da vez é a menor bola que está na mesa.
Exemplos:
Ex1: Na abertura a bola da vez é a bola 1
Ex2: Na mesa estão as seguintes bolas: marrom, azul, rosa, preta.A bola da vez será a menor bola que está na mesa, ou seja,a bola da vez é a bola marrom.
Como funciona a pontuação
Você pontua no jogo encaçapando alguma bola. A pontuação vai depender da bola que você acertar (veja abaixo o valor das bolas):
- Bola vermelha: 1 ponto
- Bola amarela: 2 pontos
- Bola verde: 3 pontos
- Bola marrom: 4 pontos
- Bola azul: 5 pontos
- Bola rosa: 6 pontos
- Bola preta: 7 pontos
A não ser na abertura, a qualquer momento você pode mirar na bola que quiser e conseguir o ponto respectivo da bola. Na abertura você obrigatoriamente terá que acertar a bola vermelha.
Observações:
- Encaçapando a numerada em inicio de tacada deverá continuar a tacada na bola da vez.
- Convertida a da vez poderá jogar, obrigatoriamente no ataque, uma bola numerada livre (sem "castigo"), que quando encaçapada dará o direito opcional de jogar em outra numerada, também obrigatoriamente no ataque e sujeita a "castigo" de 7 pontos, se não convertida.
- Encaçapando-a(s) terá que novamente jogar a bola da vez, e assim sucessivamente, até o final da partida.
- Se você encaçapar a bola da vez ela permanecerá na caçapa.
- Se voce encaçapar uma bola que não for a da vez, ela voltará para uma posição pré-determinada (a mesma que ela aparece na abertura).
- Encaçapada a bola da vez e jogada em seguida a de valor imediatamente superior, esta será considerada com numerada se encaçapada, ou como da vez se não convertida ou jogada em defesa.
Faltas
Ao cometer uma falta, você passa a vez para o outro jogador, e e esse tem o direito de re-posicionar a bola branca no semi-circulo de reposicionamento.
Os seguintes itens são considerados falta no jogo Sinuca Brasileira:
- Acertar uma bola que não seja a vermelha na abertura, penalidade: 7 pontos
- Jogar uma bola para fora da mesa, penalidade: 7 pontos
- Encaçapar a bola branca, penalidade: 7 pontos
- Acertar uma bola e encaçapar outra, penalidade perde os pontos da bola que foi acertada primeiro
- Se a bola da vez não foi encaçapada na última jogada, "E" a bola que você acertou na jogada corrente não for a bola da vez, "E" você não encaçapar esta bola, você perde os pontos da bola mirada
Término da partida
A partida termina com a vitória de um jogador se ele encaçapou todas as bolas ou se há a diferença de pontos conforme abaixo:
- Há a diferença de 46 pontos entre os oponentes e restam 3 bolas a serem encaçapadas
- Há a diferença de 27 pontos entre os oponentes e restam 2 bolas a serem encaçapadas
- Há a diferença de 7 pontos entre os oponentes e resta 1 bola a ser encaçapada
Dando uma tacada
Para dar uma tacada:
- Mire o taco na direção desejada.
- Segure a tecla Ctrl do seu teclado. A partir deste momento, o movimento horizontal fica mais lento, e você pode mover o taco para frente e para trás.
- Ainda segurando Ctrl, puxe o mouse para trás (na sua direção) para afastar o taco da bola, e depois mova-o para frente até ele atingir a bola. Após isso, você pode soltar o Ctrl.
- A força da tacada será proporcional à velocidade com o qual você move o taco em direção à bola, e não a distância que você moveu o taco anteriormente.
Dicas:
- É possível ajustar o ângulo do taco para dar a tacada, segurando-se o botão direito do mouse e movendo-o para frente ou para trás. Uma tacada com ângulo baixo (isso é, perto da mesa) é mais precisa,enquanto que uma tacada com ângulo alto (com o taco levantado) pode fazer a bola pular.
- Segurando-se o botão esquerdo do mouse, você pode ajustar o ponto onde o taco irá atingir a bola branca. Isso é importante para fazer um número de diferentes efeitos. Mas cuidado! Uma tacada muito perto da borda da bola branca fará com que o taco escorregue.
Controles de câmera
O jogo possui 4 modos de câmera, das quais 3 são controladas pelo jogador.
- A câmera padrão se chama "câmera livre", e pode girar livremente em torno da bola branca. Nesta câmera, movimente o mouse para os lados para se mover em torno da bola, mova-o para perto e para longe para se aproximar e afastar da bola, e segure o botão do meio do mouse (ou gire a roda do mouse) para alterar a inclinação. Esta câmera pode ser acessada pela tecla F5.
- A câmera superior mostra o jogo do ponto de vista de cima da mesa. Ela é útil para se obter uma visão geral do jogo e planejar a estratégia, mas é imprecisa para tacadas. Ela pode ser acessada pela tecla F6.
- A câmera dos cantos da mesa mostra o jogo a partir de um dos quatro cantos. Ela é interessante para se acompanhar jogadas perto das caçapas. Pode ser acessada a partir da tecla F7.
- A câmera das caçapas é ativada automaticamente quando uma bola é encaçapada, e mostra a caçapa onde ela caiu. Pode-se movimentar a visão dentro de uma área restrita quando nesta câmera.