O carteador coloca 4 cartas cobertas na mesa e distribui as restantes entre os jogadores, até que cada jogador tenha 9 cartas, e 4 cartas descobertas se encontram na mesa. Cada jogador, na sua vez, joga uma carta, iniciando o jogador a direita do carteador. Os outros seguem em sentido anti-horário até terminarem as cartas.
Se a carta jogada é de valor igual ao de uma carta ou a soma dos valores de mais cartas que estão na mesa, o jogador pega a carta jogada e aquela ou aquelas de valor correspondente, colocando-as em um monte em frente a sua posição. Se não, deixa a carta na mesa.
Se um jogador pega todas as cartas na mesa, ele consegue uma 'Scopa', que vale 1 ponto. Para marcar uma Scopa, o jogador coloca no próprio monte uma carta descoberta e atravessada.
No caso de existir diferentes combinações de cartas que o jogador pode pegar jogando a mesma carta, é obrigatório pegar a combinação com o menor número de cartas. Se tiver mais combinações formadas pelo mesmo número de cartas, o jogador pode escolher. Exemplo: se na mesa tiver um Ás (valor 1), um 3, um 4, um 5 e um Valete (valor 8), o jogador, jogando uma Dama (valor 9) poderá pegar a sua escolha o Ás e o Valete ou o 4 e o 5 (combinações formadas por 2 cartas). Não poderá pegar o Ás, o 3 e o 5, combinação formadas por 3 cartas. No final da mão todas as cartas que ficaram na mesa são de direito de quem pegou por último.
Ao término de cada mão é calculada a pontuação obtida de cada dupla da seguinte forma:
4 pontos de 'Baralho':
Os pontos obtidos em cada mão são somados aos pontos obtidos nas mãos anteriores e a dupla que primeiro chegar ou passar 16 pontos ganha a partida. Se as duas duplas alcançam ou passam os 16 pontos na mesma mão, ganha quem tiver a maior pontuação. Em caso de paridade são jogadas uma ou mais mãos de desempate, até acabar a igualdade.
Amplie seu conhecimento em Jogos de Cartas lendo as regras ilustradas e assistindo aos vídeos dos jogos semelhantes a Scopone Scientifico.