Objetivo
Combinar uma carta da mão com uma ou várias da mesa para fazer o maior número de pontos e alcançar, antes dos oponentes, a pontuação selecionada no início da partida: 11, 16 ou 21.
Definições
Mão = nome dado à rodada; joga-se quantas mãos forem necessárias para alcançar a pontuação do jogo.
Escopa = do italiano "scopa" (vassoura) é a ação de limpar a mesa, pegando todas as cartas de uma só vez para o seu monte; para marcar a escopa, coloca-se uma carta virada sobre os montes; cada escopa vale 1 ponto.
Primiera = a carta mais alta de cada naipe, que tem seu valor definido por uma escala de pontuação diferente do seu valor individual. Ver tabela e cálculo da Primiera
7 Belo = a carta 7 do naipe de Ouros (♦), que vale 1 ponto.
Combinação = ação de baixar uma carta da mão para comprar uma ou mais cartas da mesa que igualam o valor da carta baixada. Exemplo: baixar um 4 para comprar duas cartas de valor 2; baixar um 3 e comprar um Ás (A=1) e um 2. Confira os valores das cartas para fazer combinações:
CARTA | A | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | J | Q | K |
VALOR | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
Regras Gerais
São distribuídas 3 cartas para cada jogador e colocadas 4 cartas abertas na mesa.
À sua vez, cada jogador deve baixar uma carta da mão para comprar outra(s) da mesa e acumular pontos. Para isso, precisa igualar o valor da carta baixada a uma ou mais cartas da mesa, realizando uma combinação.
Quando tem jogo (combinação), a carta baixada e a(s) da mesa vão para um monte à frente do jogador.
Quando não tem jogo (não há combinação possível), a carta baixada fica na mesa à disposição do próximo jogador.
Quando a mão ou a mesa oferecem mais de uma opção de jogo (duas ou mais combinações possíveis) para a carta baixada, é obrigatório pegar a combinação que tem o menor número de cartas.
Exemplo 1
Considere a seguinte situação da mão e da mesa para um jogador:
Existem 3 combinações possíveis:
- Baixar o 4 da mão e comprar o 4 da mesa (mesmo valor).
MESA
MÃO
- Baixar o 3 da mão e comprar o 3 da mesa (mesmo valor).
MESA
MÃO
MESA
MÃO
A decisão final sobre qual combinação o jogador vai baixar (4, 3 ou J) deve ser tomada considerando as regras de pontuação.
Exemplo 2
Considere a seguinte situação da mão e da mesa para um jogador:
Novamente existem 3 combinações possíveis:
- Baixar o 4 da mão e comprar o 4 da mesa (mesmo valor).
- Baixar o 3 da mão e comprar o 3 da mesa (mesmo valor).
- Baixar o Valete (J=8) da mão e comprar as cartas que, juntas, totalizam seu valor. Neste caso, porém, existem duas combinações possíveis para o Valete:
[ 6 + 2 ] ou [ Ás (A=1) + 3 + 4 ].
Como existe mais de uma combinação possível, a regra é clara: o jogador deve optar pela combinação com o menor número de cartas, ou seja [ 6 + 2 ].
A decisão final sobre qual combinação o jogador vai baixar (4, 3 ou J) deve ser tomada considerando as regras de pontuação.
Quando todos os jogadores terminam suas cartas, automaticamente são distribuídas mais 3 cartas para cada um e isto se repete até o maço terminar.
Ao final de cada mão é feita a contagem de pontos e, em seguida, começa uma nova mão. O primeiro a jogar é quem está sentado à direita de quem iniciou a mão anterior, e assim sucessivamente.
Ao término de uma mão, se ainda houver cartas na mesa, elas vão para o monte do jogador que comprou por último, mas essa limpeza não vale como Escopa.
Pontuação
Enquanto o valor individual de cada carta serve para definir as combinações que podem ser feitas, o jogador deve considerar os critérios de pontuação na hora de decidir por uma ou outra combinação.
Isto porque a pontuação máxima é feita com base no que cada dupla tem em seus montes ao final de cada mão disputada:
A DUPLA QUE TIVER: | GANHA | Em Caso de Empate |
Mais cartas | 1 ponto | Ninguém pontua |
Mais cartas do naipe de Ouros (♦) | 1 ponto | Ninguém pontua |
A "Primiera" | 1 ponto | Ninguém pontua |
O 7 Belo (7♦) | 1 ponto | - |
Mais Escopa(s) | 1 ponto por cada escopa | - |
Para o placar final, soma-se todos os pontos obtidos em cada mão. Ganha a dupla que alcançar primeiro a pontuação máxima escolhida no início da partida (11, 16 ou 21 pontos).
Entendendo a Primiera
Para o cálculo da Primiera pega-se o monte de cada dupla e considera-se somente a maior carta de cada naipe, de acordo com a seguinte escala de valores:
CARTA | 7 | 6 | A | 5 | 4 | 3 | 2 | J | Q | K |
VALOR | 21 | 18 | 16 | 15 | 14 | 13 | 12 | 10 | 10 | 10 |
A dupla que tiver o melhor resultado na soma destes valores ganha a Primiera, que vale 1 ponto no placar.
Exemplo
A dupla "A" terminou o jogo com as seguintes cartas nos seus montes, organizadas por naipes, e com a maior carta de cada naipe colocada à direita das outras:
Estas cartas somam 71 pontos de acordo com a tabela de valores da Primiera: carta 5 (=15) + carta 4 (=14) + carta 7 (=21) + carta 7 (=21).
Se a dupla "B" obteve um valor menor na soma das maiores cartas de cada naipe dos seus montes, o ponto da Primiera vai para a dupla "A".
Critério de desempate
Se as duplas superam a pontuação escolhida no início do jogo numa única mão, ganha a dupla que tiver a pontuação mais alta. Em caso de empate, são jogadas uma ou mais mãos de desempate até a paridade ser quebrada.
Como Jogar
Aprenda em 10 passos como jogar Escopa Italiana no MegaJogos
1. Para começar, escolha a pontuação máxima do jogo entre as opções de mesa: 11, 16 ou 21. Importante: na sala Rankeada a pontuação máxima é 16 pontos.
2. Pressione a tecla F8 no seu teclado ou clique no menu MegaJogos e selecione
[ TROCAR CARTAS ] para jogar com o baralho numerado. Depois que você estiver familiarizado com as regras de Escopa, poderá se aventurar com o baralho italiano original e aumentar seu desafio!
3. Identifique de quem é a vez de jogar pela moldura amarela que aparece em torno da foto ou avatar.
4. Lembre-se, o jogo segue no sentido anti-horário. O primeiro jogador a cada mão é o que está imediatamente à direita de quem iniciou a mão anterior.
5. Clique sobre a carta que deseja baixar e depois clique sobre uma ou todas as cartas da mesa que deseja comprar, certificando-se que fazem uma combinação válida. Essas cartas irão automaticamente para um montinho à sua frente.
6. Se a combinação não for válida, as cartas selecionadas não sairão da mesa e você terá que refazer a seleção.
7. Memorize o valor individual de cada carta para agilizar suas combinações:
CARTA | A | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | J | Q | K |
VALOR | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
8. Fique atento a todas as cartas de Ouros, à carta 7 Belo (7 de Ouros) e aos 6 e 7 de qualquer naipe: eles tem mais peso para o cálculo da Primiera. Podendo, compre-os.
9. Memorize os valores para o cálculo da Primiera. Quanto mais cartas de maior valor você tiver no seu monte, maiores as chances da levar o ponto da Primiera para o seu placar final.
CARTA | 7 | 6 | A | 5 | 4 | 3 | 2 | J | Q | K |
VALOR | 21 | 18 | 16 | 15 | 14 | 13 | 12 | 10 | 10 | 10 |
10. Assim que você pegar o jeito do jogo Escopa Italiana, você vai querer mais e mais. Persista!
In bocca al lupo! Boa sorte!
Curiosidades
História
O jogo Scopa ("vassoura" em italiano) é, até hoje, um dos jogos de cartas mais populares na Itália. A diversão se eterniza em cidades do interior, onde italianos sentados nas pracinhas se desafiam em animadas partidas, gritando fatto scopa! (varri a mesa!) sempre que varrem a mesa.
Tradicionalmente, o Scopa é jogado com um maço de cartas de baralho Napolitanos (originário de Nápoles - em italiano Napoli, em napolitano Napule - uma comuna italiana do sul da Itália, na região da Campania, famosa mundialmente por sua história, música, encantos naturais e por ser a terra onde nasceu a pizza.
No baralho napolitano existem 4 naipes: Coppe (Copas), Ori (Ouros), Spade (Espadas) e Bastoni (Paus) com valores que vão de 1 (Ás) a 7, mais as 3 cartas figuradas: Fante (Valete, que vale 8), Cavallo (equivalente à nossa Rainha, que vale 9) e Re (Rei, que vale 10).
As regras são basicamente as mesmas do Escopa Italiana online do Mega. E existem ainda outras variantes do jogo de Scopa tradicional, como o "Asso piglia tutto" (Ás leva tudo), onde o jogador que baixa um Ás compra todas as cartas da mesa.
O jogo é mega praticado nas comunidades de imigrantes italianos no Brasil, principalmente em São Paulo, onde chegou no início do século XX.
Amplie seu conhecimento em Jogos de Cartas lendo as regras ilustradas e assistindo aos vídeos dos jogos semelhantes a Escopa Italiana.