O Conquian no MegaJogos é jogado com 3 participantes.
Jogado tradicionalmente com baralho espanhol, o Conquian é um estilo de jogo Rummy, disputado individualmente em partidas de 2 até 6 pessoas (no MegaJogos disputado por 3 pessoas) onde vence aquele baixar jogos contendo 9 cartas ao todo, podendo ser no mesmo jogo ou em jogos separados.
Diferente de alguns jogos Rummy, no Conquian a carta virada do monte só poderá ser usada para baixar novos jogos utilizando as cartas da mão do jogador ou encaixar em jogos já montados na mesa sejam seus ou de adversários. Na prática, você precisa lidar com as cartas que recebeu no início do jogo, podendo apenas descartá-las em ocasiões oportunas, mas não substituí-las.
Outra característica do Conquian é a democratização do descarte, onde todos os jogadores, em sentido anti-horário respondem se usarão a carta da pilha de descarte ou passam a oportunidade para o próximo jogador. Já se ninguém reutilizar a carta descartada, uma nova rodada se inicia.
E por último: nesse jogo não existem curingas. Caso todas as cartas do monte de compras acabem, vence o jogador com a menor quantidade de cartas da mão. Em caso de um novo empate por número de cartas iguais, a partida acaba em empate.
BARALHO
Conquian é jogado com um baralho espanhol contendo 40 cartas. 4 naipes de cada um dos números a seguir: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,10, 11, 12. Caso jogado com baralho francês a sequência de números fica dessa forma: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, J, Q, K.
OBJETIVO
Para vencer você precisa montar jogos na mesa totalizando nove cartas baixadas.
JOGOS POSSÍVEIS
Sequência: Agrupamento de 3 ou mais cartas do mesmo naipe. O baralho Espanhol nesse jogo não usa as cartas 8 e 9, portanto a carta 10 é quem sucede a carta 7 nas sequências. Diferente de outros jogos onde é comum usar a carta 1 após a carta 13 (Rei), no Conquian a carta 1 só pode ser usada antes do 2 nas sequências. Caso seja utilizado um baralho francês, não se usa as cartas 8, 9 e 10, portanto J é quem sucede a carta 7.
Trinca: 3 ou mais cartas de mesmo valor e naipes diferentes. As trincas terão no máximo 4 cartas.
INÍCIO DO JOGO
Cada jogador recebe 8 cartas alternadamente.
CAMBIAR
É a primeira ação da partida, logo após receber todas as cartas, cada jogador seleciona uma carta de sua mão e passa para o jogador à direita. Esta ação é feita por todos os jogadores simultaneamente, ou seja, nenhum jogador verá a carta que recebeu, até que todos tenham escolhido sua carta de troca.
PRIMEIRA RODADA
Uma carta do monte é virada sobre a mesa, iniciando a pilha de descartes. Cada jogador, em sua vez, verifica se com essa carta é possível:
? Agrupar: Formar trincas ou sequências utilizando cartas da mão ou jogos que já estejam na mesa. Sempre que utilizar a carta virada na pilha de descarte, deve-se descartar (pagar) uma de suas cartas da mão para a pilha de descarte e assim encerrar sua vez.
? Forçar: Obrigar um outro jogador a utilizar a carta da pilha de descarte, forçando-o a utilizar a carta obrigatoriamente em um jogo que já esteja na mesa e descartar uma das cartas da mão.
? Passar: Indicar aos jogadores que você não consegue ou não quer usar a carta e passa a vez ao próximo jogador à direita para que ele tente usá-la ou, assim como você, passar a vez.
? Cortar: Bater o jogo ao conseguir utilizar 9 cartas para formar jogos na mesa, encerrando assim a partida.
NOVA RODADA
Cada vez que nenhum dos jogadores puder formar jogos com a carta sobre a pilha de descarte, uma nova carta do monte é colocada sobre a pilha de descarte, dando início a mais uma rodada.
Também é possível reaproveitar cartas dos jogos já formados na mesa para formar novos jogos combinando com a carta do descarte e/ou cartas da sua mão, desde que cada jogo baixado tenha no mínimo três cartas.
Se você começou a partida com algum jogo formado na mão, poderá baixá-lo na sua vez, mesmo que não utilize a carta da pilha de descarte. Nessa ocasião não é preciso pagar.
VENCEDOR
Vence o jogador que baixar 9 cartas na mesa. Obs.: Mesmo que algumas dessas cartas baixadas tenham sido forçadas pelos outros jogadores.
Dica: Caso você tenha 8 cartas baixadas e nenhuma carta na mão, deve esperar virar uma carta que encaixe em algum dos seus jogos na mesa para que possa vencer.
EMPATE
Caso todas as cartas do monte de compra acabem, vence aquele que estiver com o menor número de cartas na mão, em caso de um novo empate, a partida acaba em empate e nenhum dos jogadores vence a partida.
Amplie seu conhecimento em Jogos de Cartas lendo as regras ilustradas e assistindo aos vídeos dos jogos semelhantes a Conquian.