O jogo é jogado com quatro participantes, formando duas duplas, devendo sentar em posições alternadas.
Definições
O Jogo
O mão compra uma carta do baralho (monte constituído pelas cartas que sobrarem após a distribuição) ou da lixeira, verifica quais as combinações que pode fazer com essa carta e joga fora uma que não lhe interessa na lixeira, refugo ou cartas da mesa. Após jogar fora, jogará o jogador à esquerda do primeiro e assim por diante, até que termine a partida. Após cada compra o jogador poderá baixar uma combinação de cartas - jogo - antes de descartar (jogar fora) uma carta da sua mão. Só é permitido descartar cartas de número três para bater, e curingas só podem ser descartados para bater ou caso todas as cartas na mão do jogador sejam curingas ou três. Caso a lixeira esteja vazia, só será permitido descartar cartas de número ás e sete caso estas sejam as únicas cartas que não sejam nem curinga e nem de número três na mão do jogador. O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. Existe a opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas da lixeira. Para bater, precisa-se de pelo menos duas canastras. Não é permitido bater sem descartar, a não ser que o jogador baixe uma Mão Especial. Se não houver batida, o jogo termina quando um jogador precisar comprar uma carta do monte enquanto não houverem cartas neste.
Comprando a Lixeira
Ao invés de comprar uma carta do monte, o jogador pode comprar todas as cartas da lixeira caso a carta do topo da lixeira não seja um curinga ou um três. Para fazê-lo, o jogador deve fazer um jogo que contenha a carta do topo e, no mínimo, duas cartas do mesmo número que estejam na mão do jogador. Se o jogador já tiver um jogo do número da carta do topo, ele só poderá comprar a lixeira caso este jogo tenha menos de cinco cartas, pois não é permitido fazer jogos com mais de sete cartas.
Saindo do Buraco
O número de pontos necessário para sair do buraco depende da pontuação geral da dupla:
Pontuação Geral | Pontuação mínima para sair do buraco |
Abaixo de 3000 pontos | 125 pontos |
De 3000 à 4995 pontos | 155 pontos |
5000 ou mais pontos | 180 pontos |
Para contar o número de pontos são utilizados os valores das cartas baixadas.
Após sair do buraco, o jogador pega uma das asas e a coloca em sua frente. Em sua próxima rodada, essa asa será adicionada à sua mão. O primeiro a sair do buraco recebe a asa de quatro cartas.
Mão Especial
Se um jogador tiver, em sua mão, uma combinação de 14 cartas conforme as descritas abaixo, ele pode baixar todas as cartas de sua mão e automaticamente terminar a partida. Cada combinação confere uma pontuação diferente.
Straight: Uma carta de cada número (A-2-3-4-5-6-7-8-9-10-J-Q-K-Coringão);
Pares: Sete pares de cartas de diferentes números. Não podem conter três nem coringões (ex. 4-4-5-5-7-7-8-8-9-9-10-10-Q-Q), e caso contenham cartas de número dois, deve obrigatoriamente conter também cartas de número sete e ás (ex. 2-2-6-6-7-7-9-9-J-J-K-K-A-A);
Lixo: Dois conjuntos de quatro cartas de mesmo número e dois conjuntos de três cartas de mesmo número, como 4-4-4-6-6-6-6-J-J-J-J-A-A-A
Pontuação
Quando o jogo acaba, cada dupla calcula sua pontuação. A pontuação da dupla é obtida somando os bônus e penalidades que tenham ganho durante a partida, e diminuindo os valores das cartas nas mãos dos parceiros. Caso a dupla tenha ao menos uma canasta, os valores de todas as cartas baixadas em jogos são somadas e adicionadas à sua pontuação. Caso contrário, esse valor será subtraído.
Os valores de cada carta são:
Os possíveis bônus e penalidades que uma dupla pode obter são:
Canastas de Curingas:
Canasta de Dois (sem nenhum coringão): +3000 pontos
Canasta de Coringão (contendo todos os 4 coringões): +2500 pontos
Canasta de Curingas (outra combinação): +2000 pontos
Canastas Incompletas:
Jogo de ás limpo com menos de sete cartas: -2500 pontos
Jogo de sete com menos de sete cartas: -2500 pontos
Jogo de curingas com menos de sete cartas: -2000 pontos
Três ou mais cartas ás na mão de um jogador: -1500 pontos
Três ou mais cartas sete na mão de um jogador: -1500 pontos
Três:
Um três vermelho: 100 pontos
Um três preto: 100 pontos
Dois três vermelhos: 300 pontos
Dois três pretos: 300 pontos
Três três vermelhos: 500 pontos
Três três pretos: 500 pontos
Quatro três vermelhos: 1000 pontos
Quatro três pretos: 1000 pontos
A pontuação dos três será:
Mão Especial
Se um jogador baixar uma mão especial, as regras de pontuação acima são ignoradas e a pontuação da dupla, de acordo com o tipo de mão baixada, será:
Fim do Jogo
O jogo acaba quando ao menos uma dupla tiver mais de 8500 pontos, somadas as pontuações de todas as partidas. A dupla com maior pontuação vence.
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