O jogo de cartas Briscola é jogado com um baralho de 40 Cartas Napolitanas dividido em 4 naipes (Copas, Ouros, Paus e Espadas) com 10 cartas cada. Os jogadores de cada dupla se posicionam na mesa em ordem alternada.
O carteador distribui em sentido horário 3 cartas para cada jogador e vira uma carta deixando-a na mesa. Essa carta representa o naipe da Briscola, válido para aquela mão.
O jogador à direita do carteador começa o jogo baixando uma carta na mesa, seguido pelos outros jogadores. A escolha da carta para jogar é livre (não sendo obrigatório baixar uma carta do Naipe de Briscola). Ao final da rodada ganha e recolhe as cartas quem jogou a carta de maior valor do Naipe de Briscola ou, caso nenhum jogador tenha cartas desse naipe, ganha quem jogou a carta de maior valor do naipe baixado pelo primeiro jogador.
Quem recolheu as cartas, ou seja, quem ganhou a rodada anterior, compra uma carta do baralho, seguido pelos outros, ficando assim com três cartas novamente. Esse jogador vai baixar primeiro uma carta na mesa, e assim fazem os outros.
Tudo se repete até terminar as cartas do baralho e as cartas nas mãos dos jogadores. Ganha a rodada quem somar mais pontos, e ganha a partida quem chegar a pontuação estabelecida.
É permitido usar sinais para passar ao parceiro informações sobre o próprio jogo.
Os pontos disponíveis para cada partida são 120. Ganha a dupla que alcançar ao menos 61 pontos. Em caso de 60 pontos para cada dupla, a partida fica empatada e tem que ser repetida.
Pontuação das cartas:
Amplie seu conhecimento em Jogos de Cartas lendo as regras ilustradas e assistindo aos vídeos dos jogos semelhantes a Briscola.