Par de bispos é melhor que um bispo e um cavalo, e o par de cavalos. Os profissionais os prezam. Eles podem impedir a infiltração de peças por uma coluna aberta, podem estar apontados ambos para a ala do rei adversário e assim permitir ataques, podem controlar o centro a distância e o mate de par de bispos é mais fácil que o mate de bispo e cavalo.
Autor: francisalves
Alinhamento de peças e pouca mobilidade são os indícios mais comuns de tática, pois as linhas podem se abrir num estalar de dedos e a mobilidade pode ser restringida ainda mais. O contato que as peças têm já é um grande indício. Lembrando que: peão vale 1 ponto, bispo e cavalo valem respectivos 3 pontos, torre vale 5 e a dama 9 pontos.
Autor: francisalves
Lance neutro é lance de desenvolvimento. Lance de ATK quando ataca uma peça. Lance de DEF quando defende a peça. Lance de contra-ataque, quando tem a peça atacada e ataca a do adversário. O Lance de ATK só pode ser respondido por lance de DEF ou de contra-ataque. Lance neutro pode ser respondido por qualquer lance, muitas vezes por outro neutro.
Autor: francisalves
A melhor defesa é a ofensiva. Se você só se defender chegará um momento em que a sua posição será a pior possível e você já não terá mais opção de contra-jogo, vai perder.
Autor: francisalves
Os cavalos são peças que precisam de postos avançados, posto avançado é uma casa que não pode mais ser defendida por peões. Elimine as peças que podem defender essa casa e aloje seu cavalo ali. Muitas vezes, para chegar ao posto, você precisa manobrar o cavalo. Manobra é coisa de gente grande. O cavalo dá duplos, mas só quando está bem posicionado.
Autor: francisalves
A cravada só é válida se você conseguir intensificar o ATK, ex. com um cavalo, mas isso é relativo. As cravadas são ótimas para ganhar material, manter peças presas (a que está cravada e a que defende essa peça cravada) ou ganhar o par de bispos. Explore-as.
Autor: francisalves
Bateria. Bateria é a dama e outra peça apontando para o mesmo ponto, auxiliando a peça da frente. Existem bateria de diagonal (dama e bispo) e bateria de coluna (dama e torre). Essas baterias muitas vezes servem para ameaçar xeque-mate e outras vezes apenas para aumentar o domínio de coluna ou diagonal, permitir infiltrações e cravar peças e peões.
Autor: francisalves
Sempre saia das cravadas. Para sair basta colocar um peça entre as suas duas ou tirar a peça de trás. Existem dois tipos de cravadas, cravada relativa e cravada absoluta, quando o rei está atrás, é absoluta, a peça não pode se mover, então ela pode ser perdida ou as peças adversárias podem invadir casas sem se preocupar de serem capturadas por ela.
Autor: francisalves