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Dicas dos jogadores

Ataque. Para atacar existem alguns princípios: abrir linhas e criar alinhamentos, trazer peças (manobras), eliminar os defensores, evitar troca de peças, ganhar espaço, controlar e fixar o seu centro de peões, etc. As torres são as piores inimigas do rei no centro, mas para um rei rocado são os peões. Se você rocar grande pode ATKR o roque pequeno.

Autor: francisalves

É intermediário no jogo? Deve estudar os sacrifícios posicionais de qualidade. Envolvem a troca de uma torre por um bispo ou cavalo. Esses sacrifícios envolvem compensação, como peões débeis que podem ser atacados, par de bispos, ataque ao rei, cravada absoluta, etc. Essa é a melhor aula, infelizmente só em espanhol: https://youtu.be/7Uxqq7QcXp0

Autor: francisalves

Indícios de que um rei tomará xeque-mate: muitas peças envolta do rei ou muito próximas dele, um rei sem movimentação possível ou cortado, um rei sem cobertura (peões), poucos ou nenhum defensor.

Autor: francisalves

Quando suas peças abandonarem a primeira fila você precisa criar uma fortaleza para o rei. Avançar o peão de "b" ou o de "g" é uma delas, normalmente jogamos isso quando tem fianchetto, mas não é necessário ser somente. Outra fortaleza é jogar h5 e g6 e o rei vai ficar lá em h6 se preciso, nessa fortaleza é preciso o melhor defensor, que é o bispo.

Autor: francisalves

Restrinja as peças inimigas. É muito difícil impedir que o oponente atue em seu próprio território. Mas no seu território quem manda é você, então restrinja as peças inimigas, seja ganhando mais espaço, cravando peças, restringindo os pulos dos cavalos com os peões, fazendo um muro de peões na diagonal do bispo, lutando pelo controle de casas etc.

Autor: francisalves

Os cavalos são peças que precisam de postos avançados, posto avançado é uma casa que não pode mais ser defendida por peões. Elimine as peças que podem defender essa casa e aloje seu cavalo ali. Muitas vezes, para chegar ao posto, você precisa manobrar o cavalo. Manobra é coisa de gente grande. O cavalo dá duplos, mas só quando está bem posicionado.

Autor: francisalves

A melhor defesa é a ofensiva. Se você só se defender chegará um momento em que a sua posição será a pior possível e você já não terá mais opção de contra-jogo, vai perder.

Autor: francisalves

Lance neutro é lance de desenvolvimento. Lance de ATK quando ataca uma peça. Lance de DEF quando defende a peça. Lance de contra-ataque, quando tem a peça atacada e ataca a do adversário. O Lance de ATK só pode ser respondido por lance de DEF ou de contra-ataque. Lance neutro pode ser respondido por qualquer lance, muitas vezes por outro neutro.

Autor: francisalves

Alinhamento de peças e pouca mobilidade são os indícios mais comuns de tática, pois as linhas podem se abrir num estalar de dedos e a mobilidade pode ser restringida ainda mais. O contato que as peças têm já é um grande indício. Lembrando que: peão vale 1 ponto, bispo e cavalo valem respectivos 3 pontos, torre vale 5 e a dama 9 pontos.

Autor: francisalves

Par de bispos é melhor que um bispo e um cavalo, e o par de cavalos. Os profissionais os prezam. Eles podem impedir a infiltração de peças por uma coluna aberta, podem estar apontados ambos para a ala do rei adversário e assim permitir ataques, podem controlar o centro a distância e o mate de par de bispos é mais fácil que o mate de bispo e cavalo.

Autor: francisalves

Ataque duplo, espeto, intermediário, interferência, sacrifício e atração. Deve estudar essas táticas mais do que outras, pois são mais comuns, e você sempre ganhará uma peça ou dará xeque-mate. Não é possível ficar bom em tudo, se você tiver um treinamento inclinado para alguma coisa se dará bem; Magnus estudou finais melhor do que outros, veja-o.

Autor: francisalves

Na abertura é bom: desenvolvimento, controle do centro e ganhos de tempos. Desenvolver é colocar peças em jogo, pôr o rei seguro e conectar torres. Controlar o centro é pôr peões no centro e peças controlando ele, se não colocar peões o adversário coloca e desaloja suas peças. Ganhar tempo é ATK pontos vulneráveis e peças fortes com peças simples.

Autor: francisalves

Há três formas de escapar de um xeque, correr, cobrir ou capturar. A melhor delas é capturar a peça atacante, mas nem sempre é possível. Correr com o rei pode ser melhor opção de todas, então sempre tenha uma rota de fuga para o seu rei se refugiar em um lugar mais seguro. A pior é cobrir, porque a peça fica cravada, mas às vezes isso é necessário.

Autor: francisalves

Aproveite os lances intermediários, lances intermediários são lances que são forçados, o xeque é um lance forçado, atacar uma peça de maior valor, como a dama é outro lance forçado. Esses lances ajudam a melhorar a posição, a sair de táticas e a aplicar táticas. E tem o fator surpresa, muitas vezes a gente não considera esses lances intermediários.

Autor: francisalves

Não mexa a ala em que você está sendo atacado, danificará suas defesas. Para todo ataque há um contra-ataque na outra ala, mas de preferência tente quebrar o centro, é o centro de peões que sustenta o ataque. Como quebrar o centro do adversário? Pressionando esse centro e jogando rupturas de peões, a ruptura é o contato e a quebra desse contato.

Autor: francisalves

Há peças que se coordenam melhor com uma do que com outra peça. A dama e o cavalo são ótimos para combinações de ataque, enquanto a torre e o bispo também são almas gêmeas. O cavalo e o bispo podem atacar os pontos c2, c7, f2 e f7. Um bispo pode defender um peão enquanto é defendido por ele, já o cavalo não consegue defender e ser defendido também.

Autor: francisalves

No xadrez existem lances forçados e lances que são forçados. Uma dica de ouro é você não forçar o adversário a fazer um lance que seja bom para ele. Um lance seu pode forçar o oponente a fazer um lance bom imediatamente após o seu, mas se você não fizer esse lance, você pode postergar esse movimento do inimigo. Um lance que força, é cutucar peças.

Autor: francisalves

O usuário tulag (https://www.megajogos.com.br/jogador/tulag/perfil) usa engine para trapacear nos jogos de xadrez. Joguei duas partidas contra esse usuário, então desconfiado pus a PGN da partida no lichess (site de análise de cheaters no xadrez) esse usuário fez 99% de precisão nas duas partidas. Nem GM (o maior título no xadrez) faz isso.

Autor: 36969412-can

Peça desprotegida é sinônimo de tema tático. Sempre protejam suas peças, assim evitando dar um leque da lances bons para o adversário em cima dessa peça.

Autor: 36969412-can

Qualquer outra abertura, diferente de P4R ou P4D, que não se transforme em uma variação de P4R ou P4D, está fadada ao fracasso.

Autor: jmiguel

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