Defesa contra cavalos. Quando o cavalo estiver na casa preta por exemplo , para se defender de um possível ataque fique sempre na cor contrária a que ele esta, na casa branca por exemplo, se ele estiver na branca vá para a preta. Em final de jogo o alcance dos cavalos é muito grande e pode custar a partida.
Autor: mythmaximus
Lembre-se sempre de uma coisa, se você joga de pretas você escolhe a abertura e como o jogo vai fluir, a abertura é uma das coisas mais importantes do jogo, portanto pense bem e sempre inove
Autor: truqosergio
As torres se tornam mais ativas quando estão atrás de um peão, apoiando os seus próprios peões e atacando os peões adversários.
Autor: danichiqueti
DESENVOLVA RAPIDAMENTE TODAS AS PEÇAS A abertura é a fase do jogo na qual o principal objetivo é desenvolver as peças e fazer o roque o mais rapidamente possível. A abertura estará completa quando um ou ambos os jogadores tiverem as suas torres conectadas. O jogador que terminar o seu desenvolvimento primeiro, ganhará a iniciativa
Autor: cosmeticosul
Domine o maior território possível assim você terá vantagem sobre seu adversário por ter mais flexibilidade em transferir suas peças de uma ala para a outra.
Autor: rupp
Nunca dê cheque-mate desnecessário pois são facilmente defendidos pelo adversário. Durante a abertura a maioria dos cheques pode ser defendida com lances que favorecem o desenvolvimento.
Autor: elinton
concentraçao o jg inteiro...porem n demore a jogar pq tem tempo.
Autor: cabulosu
SI VC TIVER UM OU DOIS PEÕES DE VANTAGEM,TROQUE AS OUTRAS PEÇAS,NA BRIGA DE PEÕES E REI, QUEM TIVER MAIS PEÕES GANHA.
Autor: cavalovoador
Existem apenas duas aberturas: P4R e P4D. Todas as outras devem obrigatoriamente cair em posições de P4R ou P4D. Assim, você só precisa focar nessas duas aberturas.
Autor: jmiguel
O xadrez representa uma guerra com dois exércitos de mesma força. Se o oponente atacar pelos flancos, defenda-se nos flancos e contra-ataque pelo centro. E vice-versa.
Autor: jmiguel
Qualquer outra abertura, diferente de P4R ou P4D, que não se transforme em uma variação de P4R ou P4D, está fadada ao fracasso.
Autor: jmiguel
Peça desprotegida é sinônimo de tema tático. Sempre protejam suas peças, assim evitando dar um leque da lances bons para o adversário em cima dessa peça.
Autor: 36969412-can
O usuário tulag (https://www.megajogos.com.br/jogador/tulag/perfil) usa engine para trapacear nos jogos de xadrez. Joguei duas partidas contra esse usuário, então desconfiado pus a PGN da partida no lichess (site de análise de cheaters no xadrez) esse usuário fez 99% de precisão nas duas partidas. Nem GM (o maior título no xadrez) faz isso.
Autor: 36969412-can
No xadrez existem lances forçados e lances que são forçados. Uma dica de ouro é você não forçar o adversário a fazer um lance que seja bom para ele. Um lance seu pode forçar o oponente a fazer um lance bom imediatamente após o seu, mas se você não fizer esse lance, você pode postergar esse movimento do inimigo. Um lance que força, é cutucar peças.
Autor: francisalves
Há peças que se coordenam melhor com uma do que com outra peça. A dama e o cavalo são ótimos para combinações de ataque, enquanto a torre e o bispo também são almas gêmeas. O cavalo e o bispo podem atacar os pontos c2, c7, f2 e f7. Um bispo pode defender um peão enquanto é defendido por ele, já o cavalo não consegue defender e ser defendido também.
Autor: francisalves
Não mexa a ala em que você está sendo atacado, danificará suas defesas. Para todo ataque há um contra-ataque na outra ala, mas de preferência tente quebrar o centro, é o centro de peões que sustenta o ataque. Como quebrar o centro do adversário? Pressionando esse centro e jogando rupturas de peões, a ruptura é o contato e a quebra desse contato.
Autor: francisalves
Aproveite os lances intermediários, lances intermediários são lances que são forçados, o xeque é um lance forçado, atacar uma peça de maior valor, como a dama é outro lance forçado. Esses lances ajudam a melhorar a posição, a sair de táticas e a aplicar táticas. E tem o fator surpresa, muitas vezes a gente não considera esses lances intermediários.
Autor: francisalves
Há três formas de escapar de um xeque, correr, cobrir ou capturar. A melhor delas é capturar a peça atacante, mas nem sempre é possível. Correr com o rei pode ser melhor opção de todas, então sempre tenha uma rota de fuga para o seu rei se refugiar em um lugar mais seguro. A pior é cobrir, porque a peça fica cravada, mas às vezes isso é necessário.
Autor: francisalves
Na abertura é bom: desenvolvimento, controle do centro e ganhos de tempos. Desenvolver é colocar peças em jogo, pôr o rei seguro e conectar torres. Controlar o centro é pôr peões no centro e peças controlando ele, se não colocar peões o adversário coloca e desaloja suas peças. Ganhar tempo é ATK pontos vulneráveis e peças fortes com peças simples.
Autor: francisalves