Descrição e organização do jogo
No Megajogos, a Cacheta é jogada por até quatro participantes que jogam de forma individual.
- Jogadores: 2 a 4
- Baralhos: dois tradicionais de 52 cartas (sem os jokers)
- Distribuição: 9 cartas para cada participante
- Objetivo: baixar todas as cartas da mão antes que os demais jogadores
Definições do jogo Cacheta
Trinca
Três cartas de mesmo valor e naipes diferentes, sendo que os jogadores podem agregar ainda uma quarta ou quinta carta do mesmo valor, desde que sejam de um dos três naipes da trinca. Exemplo: 5 de Copas, 5 de Paus, 5 de Ouros e outro 5 de Ouros.
Sequência
Três ou mais cartas do mesmo naipe em sequência de valores. O Ás, nas sequências, pode ser utilizado acima do Rei ou abaixo do Dois.
Vira
Carta do monte de compra que será virada para determinar o coringa, que será sempre a carta acima da que foi virada, obedecendo-se a mesma cor. Exemplos: virado o 8 de Paus, todos os 9 pretos serão coringas.
Curinga
Carta que pode substituir qualquer carta em uma sequência ou trinca. Só pode usar um curinga por jogo.
Rodada
Sequência de jogadas que ocorre até que algum jogador bata.
Bater
Combinar e baixar as nove ou as dez cartas da mão (as nove que recebeu mais a da compra), formando trincas e/ou sequências.
Ordem das cartas
(da menor para a maior): A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K (o A também pode ser usado após o K).
Maço/Monte
Pilhar de cartas que sobra após a distribuição.
Lixeira
Cartas descartadas pelos jogadores, das quais apenas a última fica a mostra.
Ficar na boa
Avisar aos demais jogadores que você preicsa de apenas uma carta para bater, podendo furar a fila.
Furar a fila
Comprar da lixeira fora da sua vez com o objetivo de bater. Isso pode ser feito apenas por jogadores que anunciaram que estão "na boa".
Se queimar
Quando um jogador que está "na boa" fura a fila, mas a carta da lixeira não serve para ele, esse jogador fica "queimado" e não pode mais furar a fila.
Guia rápido de como jogar Cacheta
Cada jogador recebe 9 cartas alternadamente.
Revela-se o vira para definir as cartas coringas.
O primeiro jogador compra uma carta do maço e tenta formar o jogo (e, se possível, bater). Esse jogador descarta uma carta, dando início a lixeira.
O próximo jogador escolhe se compra uma carta do monte ou da lixeira.
O jogo prossegue até faltar apenas uma carta para algum jogador bater. Esse jogador pode avisa que está "Na boa" para poder comprar da lixeira a qualquer momento.
Vence a partida quem conseguir se desfazer de todas as suas cartas primeiro.
Contagem dos pontos
Cada jogador começa com 10 pontos. O jogo é feito em rodadas, quando um jogador bate com 9 cartas, todos os oponentes perdem 1 ponto. Se bater com 10, os oponentes perdem 2 pontos.
O jogador que perder todos seus pontos é eliminado.
Dicas para ganhar na cacheta
Confira duas dicas rápidas que podem fazer toda a diferença no seu jogo:
Sempre que possível tente bater com 10 cartas!
Bater com 10 cartas é equivalente a ganhar duas rodadas de batidas "comuns". Você desconta 2 pontos de todos os participantes além de ficar com AQUELA MORAL!
Não se queime
Alguns jogadores querem dar uma de espertinhos e falam que "estão na boa" sem verdadeiramente estar. Isso, na maioria das vezes, acaba dando errado. Caso o jogador que disse que "está na boa" pegar uma carta da lixeira e não bater, ele "se queima" e acaba podendo bater somente na vez dele, abrindo uma grande oportunidade para os outros jogadores.
Fim de jogo
Ganha quem eliminar todos os adversários.
Jogue cacheta GRÁTIS no seu Computador, Celular ou Tablet
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